Um novo olhar sobre o universo amadiano
- Vitor Augusto Xavier
- 15 de dez. de 2018
- 1 min de leitura
Considerado um dos principais criminalistas do país, Sérgio Habib, que é itabunense e já foi secretário de Segurança Pública na Bahia, analisou 25 livros do escritor Jorge Amado para elaboração do livro “Ideias Penais na Obra de Jorge Amado – Um novo olhar sobre o universo amadiano“, com 422 páginas, lançado recentemente em Salvador.
Ele conta que a releitura da obra amadiana foi prazerosa, lembrando que “Além de um humanista com uma visão de mundo avançada para a época, Jorge Amado conseguia decifrar na simplicidade de seus personagens a complexidade da alma humana”, avalia o autor, lembrando que como Deputado Constituinte, Jorge Amado foi autor do Projeto de Lei que se tornou a Lei de Liberdade de Culto, incorporada à Constituição de 1946.
Para Sérgio Habib, os vilões dos romances de Jorge Amado, o que envolve jagunços, pistoleiros e coronéis não eram completamente maus, “tanto que eram despertavam a simpatia dos leitores. Essa dualidade faz parte da vida real”. Ele também salienta a universalidade da obra amadiana.
Commentaires