Rui promete novo concurso na área de segurança pública
- Vitor Augusto Xavier
- 18 de set. de 2018
- 4 min de leitura

Rui promete novo concurso na área de segurança pública
“Contratamos 6.500 policiais, nos últimos quatro anos, e no início do ano que vem vamos fazer outro concurso público na polícia civil, para completar o provimento de rodízio e finais de semana com delegados e policiais.” A garantia do governador Rui Costa, candidato petista à reeleição foi oferecida na entrevista realizada na manhã de hoje (18), pela Andaiá FM, retransmitida para toda a Rede Baiana de Rádio – também Rádio Costa Sul FM, de Canavieiras, Rádio Vale, de Amargosa, e Rádio Jaraguar, de Jacobina. Questionado pelo radialista Udson Moura, da Costa Sul FM, o candidato explicou a necessidade do novo concurso para a civil, já que o último teve o número de aprovados abaixo do número de vagas, não preenchendo a cota.
O compromisso assinalado por Rui firma a diretriz do governo que marcou uma expressiva redução no número de homicídios, de 8,6%, sendo o que mais contratou policiais na Bahia e renovou 100% da frota, em apenas quatro anos. No período, os baianos receberam mais de R$ 600 milhões em investimentos em segurança pública, seja com a entrega de novas estruturas ou com a contratação de policiais. Para o próximo quadriênio, Rui garante que vai seguir no aprimoramento da gestão e infraestrutura das polícias, com recomposição dos efetivos, valorização dos profissionais e maior eficiência na atividade policial.
Aspectos de educação, salário de servidores, saúde e infraestrutura também estiveram entre as temáticas abordadas pelos radialistas. Além da condução local e nacional da campanha 2018. “O líder das pesquisas era Lula, mas como ele não pode ser candidato a campanha eleitoral começou do zero na semana passada. Minha expectativa é que o Brasil volte a crescer e ter paz, que os interesses humanos estejam acima dos interesses políticos. É assim que o nosso candidato à presidência, Fernando Haddad, vai trabalhar pelos brasileiros”, pontuou o candidato petista à reeleição.
Estudantes de Itacaré são destaque
em livro sobre projetos de leitura
Itacaré será um dos destaques no livro “As melhores histórias dos projetos de leitura – Volume 10”, uma iniciativa do professor Laé de Souza, que traz crônicas e histórias infantis escritas por alunos da Rede Pública de Ensino, de várias regiões do Brasil, que participaram de um projeto de leitura em 2018 e tiveram os seus textos selecionados para compor a obra. Além de contar com nove alunos da rede municipal de ensino de Itacaré que terão seus textos publicados na obra, a cidade ainda foi escolhida para ser a capa do livro.
O lançamento do livro “As melhores histórias dos projetos de leitura -vol. 10” será no próximo dia 25 de setembro, às 14 horas, no auditório Waly Salomão da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Jequié. E Itacaré vai participar com uma delegação composta dos alunos que farão parte da obra, professores, diretores das unidades escolares e a equipe da Secretaria Municipal de Educação que desenvolveu a iniciativa no município. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, parabenizou os estudantes selecionados para compor a obra e todos os participantes do projeto que elaboraram seus textos, destacando a importância da iniciativa como forma de incentivar cada vez mais a leitura e a aprendizagem.
O Projeto de Leitura de autoria do professor Laé de Souza acontece nas escolas da rede municipal de Itacaré desde o ano passado, com textos dos estudantes publicados em livros. Em 2018 foram 1.565 títulos para alunos do 3º ao 5º ano e 1.454 títulos do 6º ao 9º ano e EJA, totalizando 13 escolas participantes e 3.019 livros entregues gratuitamente. As escolas que participaram do projeto foram o Centro Educacional de Itacaré, Escola Municipal Nova, Escola Maria Benjamina da Cruz, Escola José Carlos Arrute Reis, Projeto Pancada grande, Escola Sebastião Aprígio, Escola Dr. José Cruz, Instituto Municipal Paulo Souto, Grupo Bom Jesus, Escola Oscar Moreira, Escola Dr. Manoel Castro e Escola Antônio Raimundo dos Santos.
Dessas escolas participantes, os finalistas e os textos selecionados para fazerem parte da coletânea “As melhores histórias dos projetos de leitura Vol 10” foram: Rane Santos Silva, Mayra Serra de Oliveira, Camilly Marley Lopes Torres, Raylane Santos e Santos e Mariana Sampaio, do Instituto Municipal Governador Paulo Ganem Souto; Ana Regina de Jesus Santos, da Escola Municipal Maria Benjamina da Cruz; Lilaliz dos Santos Silva, da Escola Padre Edigard dos Santos Torres; Iris Vitória Caldas, do Centro Educacional de Itacaré; e Ariely da Cruz de Jesus, da Escola Sebastião Aprígio José Santos
A obra, é uma das etapas do projeto “Ler é Bom, Experimente!”, patrocinado pelo Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, em que os alunos realizaram várias atividades a partir da leitura. O projeto é desenvolvido em todo o país, há 18 anos, pelo Grupo Projetos de Leitura, com o apoio do Ministério da Cultura. Baiano radicado em São Paulo há mais de 40 anos, Laé de Souza é cronista, dramaturgo, produtor cultural, bacharel em Direito e Administração de Empresas, autor de vários projetos de incentivo à leitura e de livros infantis, juvenis e adultos.
Comments