Parceria entre TVI e Cinearts visa implantação de polo de produção audiovisual
- Vitor Augusto Xavier
- 29 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
Através de uma parceria entre a TV Itabuna (TVI) e Cinearts vêm sendo realizadas em Itabuna uma série de oficinas e cursos para produtores do Sul da Bahia visando a implantação e fortalecimento de um polo de produção audiovisual na região. As oficinas são coordenadas pela produtora executiva da Cinearts, Aline Cléa e pelo cineasta Anderson Soares.
Barbosa Filho, diretor da TVI, explica que as oficinas vêm sendo realizadas na emissora e visam orientar para produção de projetos da visuais, com foco na captação de recursos e elaboração de sinopses, argumentos e roteiros para filmes e séries que podem ser de ficção, documentários e de animação.
Segundo Aline Cléa as oficinas terão continuidade nos próximos meses visando orientar sobre produção executiva, obtenção de incentivos e captação de recursos, orientando inclusive para regularização das empresas junto a Ancine e as ações para obtenção de financiamento junto ao mercado local e regional.
O cineasta Anderson Soares o mercado audiovisual no Brasil é um negócio rentável, que movimenta por ano R$ 25 milhões por ano e emprega 98 mil pessoas no país. Somente na Bahia existem 385 empresas registradas junto a Ancine e que captam recursos para a produção de filmes e seriados.
Ele explica que a produção audiovisual envolve a produção de filmes e séries de ficção, documentários e animação. Também destaca a parceria entre a Cinearts – que tem uma escola de produção e cursos de direção, fotografia e produção em Salvador – e a TVI, pode servir de suporte na criação de um polo regional de produção audiovisual no eixo Ilhéus-Itabuna, que conta com diversos centros de ensino superior e cursos de comunicação.

Equipe TVI e Cinearts discutindo o projeto
A TVI vai funcionar nesse processo como deflagradora e orientadora do processo no apoio a produtoras regionais e desenvolvedores de conteúdo para televisão. A parceria entre a TVI e Cinearts também vai permitir a exibição diversos conteúdos e o desenvolvimento de vários projetos na área de música, ficção e de reality show.
Inicialmente a TVI vai receber agora em 2019, mais de 30 horas de material produzido pelas Cinearts e também deverão ser exibidos no futuro dois projetos de maior porte da empresa baiana que são as séries O Pequeno Gigante, cuja produção envolveu um investimento de R$ 2 milhões e empregou 600 pessoas e Kirimurê, sobre a Bahia de Todos os Santos.
Comments