top of page

Itabuna retoma ações da Patrulha do Som

Uma das ações realizadas pela Prefeitura de Itabuna que são mais requisitadas pelo itabunense foi retomada agora em março, em cumprimento a uma determinação do juiz Ulysses Maynart, através de uma ação civil pública. A Operação Patrulha do Som, coíbe qualquer ação de perturbação sonora e é operada pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, via Departamento de Indústria e Comércio, em conjunto com o Ministério Público Estadual, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran), Secretaria de Saúde/Vigilância Sanitária e Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

O Ministério Público do Estado da Bahia tem atuado firme nesta ação que objetiva atender reclamações da população relacionadas aos casos de estabelecimentos comerciais, residências ou veículos que estiverem infringindo a Lei do Silêncio com som excessivo, independente do horário.

O Secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos, frisa que a fiscalização será intensa]ificada visando manter o sossego da população itabunense. Nos dias 1º a 3 de março, por exemplo, foram atendidos diversos chamados para o São Caetano, Rua de Palha, Núcleo Habitacional da Ceplac, Maria Pinheiro, Nova Itabuna, Santa Inês, Ferradas, Califórnia e Condomínio Jubiabá.

“Apreendemos um som de carro, emitimos cerca de 10 autos de infração contra estabelecimentos comerciais, além de notificações em residências. Um dos casos que mais chamou a atenção foi que no Núcleo Habitacional da Ceplac, onde já houve uma morte por conta de uma briga motivada por som abusivo, as pessoas não veem o exemplo e continuam nesta mesma prática”, destaca o diretor do Departamento de Indústria e Comércio, Sandro Lopes.

Ele ressalta que a operação conta com o respaldo da Legislação Municipal, que dispõe sobre o controle e a fiscalização dos meios que geram poluição sonora, e da Lei de nº 2.195/2011, que estabelece a política ambiental e consolida a legislação mediante a instituição do Código Ambiental e equilíbrio ecológico. “Qualquer cidadão que se sentir incomodado com a poluição sonora pode entrar em contato pelos números 153 (Guarda Civil Municipal) ou 3214-1427, que iremos ao local”, finalizou.

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page