Itabuna: Cenário político para 2020 é analisado por Sócio Estatística e cinco veículos de Comunicaç
- Vitor Augusto Xavier
- 5 de set. de 2019
- 2 min de leitura
Cinco veículos de Comunicação itabunenses – Rádio Difusora, por meio do programa “Bom Dia Bahia”, a AM3-Assessoria & Consultoria em Comunicação, o jornal Diário Bahia, o blog Pimenta e a TV Itabuna – se uniram à empresa de pesquisas Sócio Estatística e passaram a analisar os cenários políticos itabunenses para a disputa eleitoral de outubro de 2020. Os trabalhos, segundo o jornalista Ederivaldo Benedito, vão ser coordenador pelo sociólogo e professor Agenor Gasparetto, diretor da Sócio Estatística.
“O ano de 2020, além das eleições municipais, será marcado pelos 110 anos de emancipação de Itabuna, os quinze anos de fundação da TV Itabuna, os 60 anos da Rádio Difusora e os dez anos de existência do programa “Bom Dia Bahia”. A proposta é mobilizar a sociedade itabunense para a criação uma Agenda Positiva o município, discutir cenários, analisar o quadro político-econômico local e destacar as propostas coletivas para desenvolver a cidade”, acrescentou Benedito.
O publicitário Barbosa Filho, diretor da TV Itabuna, informou que além da realização de pesquisas qualitativas e quantitativas, analisando os cenários socioeconômicos itabunenses, está prevista uma série de eventos como seminários e palestras, e um fórum de debates, com a participação de empresários e especialistas. A ideia é combater as fakes news e fortalecer as instituições como Tribunal Regional Eleitoral-TRE, Ministério Público, Sindicatos dos Jornalistas e Radialistas, Associação Bahiana de Imprensa-ABI, Ordem dos Advogados do Brasil-OAB, Sindicato de Agência de Propaganda.
O primeiro levantamento analítico, realizado no período de 28 de agosto a 01 de setembro, ouviu 802 eleitores em oito zonas itabunenses e envolveu um universo de doze nomes de possíveis candidatos à disputa da Prefeitura de Itabuna. Além de captar o atual quatro político local, a pesquisa avaliou a atual Administração municipal, os Governos Federal e Estadual, a atuação da Câmara de Vereadores e apontou os principais problemas enfrentados pela população.
Comments