Intebairros movimenta 50 equipes e 1,3 mil atletas
- Vitor Augusto Xavier
- 5 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) está ultimando os preparativos para a realização do Campeonato Interbairros 2019, em Itabuna, que este ano terá a participação de 50 equipes, com a mobilização de 1.300 atletas. O início será em 17 de agosto, com o jogo de abertura no Luiz Viana Filho entre as equipes da Mangabinha, que foi a última campeã da competição e do Banco Raso,.
O presidente da FICC, Daniel Leão, explica que o projeto foi discutido com técnicos da diretoria de Esportes e dirigentes das diversas equipes inscritas na competição, inclusive com a elaboração do regulamento definindo as normas para a participação dos times e mesmo para a regularização de atletas.
Ele destaca como importante a negociação de uma parceria com a Setre e o apoio do 15º Batalhão da Policia Militar, da Secretaria de Segurança, Transprate e Trânsito – Sesstran – e da Secretaria de Administração, que vem o cuidando da limpeza e manutenção dos campos nos bairros para o sucesso do Interbairros, que vai culminar com a disputa da Taça Governador Rui Costa.
O diretor de Esportes da FICC, Romero Freitas salienta que o Campeonato Interbairros oferece uma oportunidade de integração entre os diversos bairros da cidade através do incentivo à prática do esporte de maneira organizada, como forma de competição e lazer, favorecendo ao mesmo tempo a revelação de novos valores para o futebol amador e profissional.
Outro aspecto destacado por ele, é que além de movimentar as torcidas em pelo menos cinco campos utilizados em cada final de semana, há a expectativa de atrair a cada domingo, uma média de 10 mil pessoas para os jogos em andamento. O Campeonato Interbairros também estimula a geração de negócios formais e informais, com a venda de transportes, alimentos, bebidas e produtos diversos.
Observa, que primeira etapa os times jogam entre si dentro das chaves, com os dois melhores colocados de cada grupo seguindo para o chamado “mata-mata”. Na segunda fase, já eliminatória, as equipes classificadas em primeiro lugar nas chaves enfrentam as que passaram em segundo lugar. Os vencedores de cada jogo sobem para a terceira fase do Campeonato. Os jogos serão realizados em campos comunitários de futebol amador de Itabuna.
Comments