Imean terá modelo similar ao das Escolas Militares
- Vitor Augusto Xavier
- 7 de fev. de 2019
- 2 min de leitura
Um convênio entre a Secretaria Municipal da Educação de Itabuna (SME) e a Polícia Militar da Bahia (PM/BA) visa implementar no Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (Imeam), a primeira escola municipal que terá como modelo orientador de ensino e disciplina similar ao dos colégios militares da PM. A formação do convênio marca o início às comemorações dos 40 anos do IMEAM.
A secretária municipal da Educação, Nilmecy Santos Gonçalves, esteve reunida no Comando Geral da PM, com o comandante geral, Coronel Anselmo Alves Brandão, com o tenente-coronel Ricardo Albuquerque, assessor do comandante geral; e com o comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM), de Itabuna, tenente-coronel Daniel Riccio, para assinatura do Termo de Cooperação Técnica.
Assim, o IMEAM passará a contar, ainda neste ano de 2019, com o mesmo sistema de ensino adotado nas demais escolas militares do estado. Além do novo modelo de ensino, acontecerão também mudanças importantes na estrutura física na escola, que passará por reforma.O prédio ganhará a mesma identidade visual praticada pelos CPM’s (Colégios da Polícia Militar): fachada externa baseada nas cores branca, azul e vermelha; e o interior da escola nas cores amarela, azul, branca e vermelha.
A expectiva da Secretaria Municipal da Educação (SME) é a de que a reforma esteja concluída antes do início do ano letivo, em 16 de maio. O escopo administrativo da escola passará a contar com uma direção compartilhada e oficiais da reserva do 15º BPM farão parte da equipe diretiva, organizados numa direção administrativa e pedagógica militar, um coordenador disciplinar e seis tutores disciplinares.
Nas próximas etapas, os detalhes desta parceria serão apresentados para a equipe gestora da escola, para os professores, estudantes, pais e funcionários; também será elaborado, nos próximos dias, o Regimento Interno Disciplinar, que será submetido ao Conselho Municipal de Educação de Itabuna (CME); o projeto será socializado com o Ministério Público do Estado da Bahia, com o Fórum Regional dos Secretários da Educação da Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Forsec/Amurc), com o Fórum Municipal da Educação, com a Câmara Municipal de Vereadores, com o Conselho Tutelar, com o Conselho Municipal de Segurança, com o Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna (SimpI) e com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itabuna (Sindserv). A previsão da SME é a de que, cumpridas todas as etapas, o projeto seja concluído e entregue à comunidade escolar do IMEAM até o final do mês de março.
Comments