Ilhéus em alerta em função de sarampo no MSC Seaview
- Vitor Augusto Xavier
- 21 de fev. de 2019
- 2 min de leitura
O Ministério da Saúde confirmou 13 casos de sarampo em tripulantes do navio comercial MSC Seaview, o mesmo que atracou no último dia 13, no Porto de Malhado, em Ilhéus. Contudo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) não comunicou nenhum passageiro com sinais e sintomas do sarampo no período que o navio esteve em Ilhéus.
Em nota a Secretaria Municipal de Saúde ratifica que os períodos de transmissibilidade do sarampo são de quatro a seis dias antes e quatro dias após o início do exantema – esse período é a base para a identificação dos casos secundários no momento e para o seguimento dos contatos.
Considerando a alta frequência de turistas na cidade, os casos de sarampos ocorrentes no Brasil, sendo uma doença infecciosa potencialmente grave e extremamente contagiosa, a Vigilância em Saúde do município emitiu um alerta epidemiológico para todas as unidades de saúde públicas e privadas, para que se mantenham atentas e sensíveis na identificação precoce de casos suspeitos, e proceda à notificação/comunicação imediata.
A nota salienta que até o momento, o município não registrou nenhum caso suspeito de sarampo, porém, a Vigilância Epidemiológica vai continuar em alerta até dia o próximo dia 15 de março. Vale ressaltar que todas as salas de vacinação estão abastecidas com a vacina contra o sarampo para munícipes que ainda não foram imunizados ou que estão com esquema vacinal incompleto.
Definição de caso Suspeito – segundo orientação do Ministério da Saúde, todo indivíduo que apresentar febre e exantema acompanhada de tosse, coriza ou conjuntivite, independentemente da idade e da situação vacinal anterior, ou pessoa que apresente esses sintomas e que tenha se deslocado para área de risco nos últimos 30 dias.
Comments