top of page

Ilhéus começa retirada de carros abandonados nas ruas

Carros abandonados fazem parte do cenário de muitas ruas em Ilhéus. Moradores denunciam que muitos desses veículos servem como esconderijo para bandidos e podem apresentar riscos à saúde, por acumular água, ajudando na proliferação do aedes aegypti transmissor de dengue, zica e chikungunya. Para solucionar este problema, a Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram) iniciou a retirada de carros em situação de abandono que se encontram nas ruas da cidade, como forma de proteger a população das doenças provocadas pelo mosquito transmissor de arboviroses.

Somente na primeira semana de operação, cerca de 35 veículos foram notificados, sendo que 11 foram recolhidos para o pátio da Sutram. Na rua Barão do Rio Branco, Pontal, os veículos passam até despercebidos. Mas é só reparar nos pneus furados e a cor desbotada da pintura para saber que está abandonado. Segundo a vizinhança, dois carros foram deixados no local há cerca de três anos. A situação foi a mesma na rua Rambudo de Cima, na Conquista, onde dois carros ocupavam espaço na estreita via dificultando o tráfego de veículos.

Conforme informações da autarquia, o prazo de recolhimento do veículo é de até 48 horas depois da notificação. Os veículos removidos das ruas são enviados para um pátio próprio, e depois de 60 dias irão a leilão, se não forem resgatados pelos proprietários. O titular da Sutram, Gilson Nascimento explica que “durante as abordagens, os agentes de trânsito vão também conscientizar os proprietários quanto às consequências para a saúde e segurança da população”.

Oficinas mecânicas

Além dos veículos automotores abandonados, a Sutram notificou também cinco oficinas mecânicas que realizavam serviços em calçadas. O prazo concedido para que estes estabelecimentos normalizem suas atividades, foi de 96 horas a partir da notificação. Ao longo da semana, o órgão vai atuar na zona norte do município.

Comments


bottom of page