top of page

Governo apoia Infraestrutura através dos Consórcios Públicos

Foi encaminhada ao governador Rui Costa uma solicitação do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral (CDS-LS) para a ampliação da patrulha mecânica, com a consequente melhorias das estradas estaduais e vicinais dos municípios consorciados. O investimento na região soma R$ 9.346.469,37.

A iniciativa, segundo o presidente do CDS-LS, Antônio de Anízio, visa a construção de uma infraestrutura com equipamentos necessários, objetivando ampliar o raio de atuação da malha rodoviária que corta o território dos municípios consorciados que necessitam de intervenções.

O titular da Secretaria de Infraestrutura – Seinfra, Marcus Cavalcanti ressaltou a importância de fechar um contrato com o Consórcio Litoral Sul para os investimentos em infraestrutura na região. A iniciativa visa ainda a entrada do município de Ilhéus no CDS-LS, que possui uma grande extensão rural e já possui uma usina de asfalto que poderá ser compartilhada com outros municípios consorciados.

Ainda na área que abrange os dois consórcios – CDS-LS e o Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica – Cima, o secretário da Seinfra falou da discussão sobre as estradas vicinais de acesso aos pequenos produtores, que poderão ser regularizadas com o apoio dos consórcios tendo em vista que já possuem máquinas.

O governador Rui Costa destacou a importância dos municípios entenderem que é muito mais viável fazer serviços de forma consorciada. “Estamos fazendo um subsídio cruzado para reduzir o custo operacional do consórcio, e com isso as máquinas poderem fazer serviços nos municípios com o custo muito mais barato. Podemos fazer estradas vicinais, asfalto em estradas que os municípios considerem importante, asfalto nas áreas urbanas das cidades”.

Ele destacou ainda, que as ações de infraestrutura não funcionam só com a participação do Estado, “é preciso o engajamento dos prefeitos. Olhem para o consórcio como uma ferramenta de gestão. Consórcio não é lugar para fazer política. É uma ferramenta que eu posso participar e utilizar dela e fazer mais coisas para o meu município com um custo menor”.

Comments


bottom of page