Governadores do Nordeste acertam missão internacional com ministro francês
- Vitor Augusto Xavier

- 30 de jul. de 2019
- 2 min de leitura
Os detalhes da missão do Consórcio do Nordeste na Europa foram discutidos na noite de ontem 29) entre os governadores, o ministro de Negócios na França, Jean Yves, e o embaixador do país no Brasil, Michel Miraillet. O encontro ocorreu na embaixada da França, em Brasília, com a participação do presidente do Consórcio, governador Rui Costa; dos governadores Wellington Dias (Piauí), Paulo Câmara (Pernambuco) e Fátima Nunes (Rio Grande do Norte); da vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino; do secretário-executivo do Consórcio, Carlos Gabas; e de representantes do Ceará e do Maranhão.
A França deve ser a porta de entrada da missão internacional do Consórcio do Nordeste na Europa. Esta agenda começou a ser construída ainda no mês de junho, quando Rui fez um primeiro encontro com o embaixador francês. O governador baiano explicou ao ministro a formatação do Consórcio. “Queremos fazer compras para uma população de 55 milhões de pessoas, aumentando escala, diminuindo custos e prezando pela excelência dos serviços aos nordestinos”, disse.
A viagem está programada para a segunda quinzena de novembro. Nas próximas semanas, o mapeamento das potencialidades do Nordeste já estará nas mãos do governo francês para o cruzamento de áreas de interesse. Saúde, meio ambiente, saneamento, energias renováveis já estão na pauta. “Vamos fazer uma agenda em favor do Brasil e em favor do Nordeste”, assegurou Rui.
O ministro se colocou disponível para construção dessa parceria e quer nova rodada de discussão entre as equipes técnicas para acertarem os pontos estratégicos para a França e para os nove estados do Nordeste.
Brasília
As atividades do grupo de gestores em Brasília tiveram início após reunião em Salvador, quando lançaram o planejamento estratégico, com a formalização operacional do Consórcio do Nordeste, já registrado sob CNPJ. Na capital federal, a comitiva presidida pelo governador da Bahia também esteve na embaixada da Rússia no Brasil, onde apresentou as potencialidades do Nordeste ao embaixador Serguey Akopov.
O objetivo da visita foi apresentar o órgão e abrir caminhos para uma carteira de parcerias — com o governo, empresas privadas e investidores. De acordo com Rui, os nove governadores devem ir à Ásia, passando pela Rússia, China e Coreia, no primeiro semestre de 2020. A viagem tem como finalidade a captação de investidores, assim como a integração financeira da região com a Rússia.
No encontro, ficou acordada a construção conjunta da visita internacional e também uma reunião do Consórcio com Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Brasil-Rússia, sediada no Rio de Janeiro, ainda neste ano. “Queremos desenhar este mapa de oportunidades para iniciarmos um relacionamento produtivo do Nordeste com a Rússia”, disse Rui. O embaixador ficou otimista com a iniciativa. “Vamos começar a trabalhar já. É preciso preparar bem esta visita”, pontuou Akopov.



Comentários