Editus é finalista do Retratos da Leitura
- Vitor Augusto Xavier
- 7 de dez. de 2018
- 2 min de leitura
Pelo segundo ano consecutivo, o projeto “No Caminho tem um Livro”, realizado pela Editus – Editora da UESC em parceria com a Rota Transportes, é finalista do Prêmio IPL – Retratos da Leitura, promovido pelo Instituto Pró-Livro. Patrocinado por entidades do setor. Esta iniciativa busca valorizar ações que promovem a leitura no Brasil. Premiação acontece no dia 10 de dezembro, em São Paulo, e reunirá vencedores, especialistas e representantes de entidades do livro.
Lançado em 2015, o projeto “No Caminho tem um Livro”, visa levar mais leitura ao transporte público. Os ônibus que fazem as linhas Itabuna/Salobrinho, Itabuna/Ilhéus e os que transportam os servidores da Universidade Estadual de Santa Cruz, receberam bolsões especiais onde as publicações são colocadas. O passageiro escolhe se quer ler no ônibus ou levar o título para casa, mas com o compromisso de devolvê-lo após a leitura.
Mais de 150 projetos de fomento à leitura, de 24 estados brasileiros, foram inscritos na Plataforma Pró-Livro. Agora é a vez de o Instituto Pró-Livro – IPL, criado pelas entidades do livro – ABRELIVROS, Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), apresentar os finalistas da terceira edição do Prêmio IPL – Retratos da Leitura. Foram 41 projetos escolhidos, entre 4 categorias do prêmio.
Com o lema “Juntos faremos do Brasil um país de leitores”, o principal objetivo da premiação é promover e difundir experiências de sucesso para que ganhem amplitude e investimentos, orientem políticas públicas e inspirem outras iniciativas pelo Brasil. O prêmio tem por finalidade, também, reconhecer e homenagear organizações que promovem práticas de estímulo à leitura.
A comissão de avaliadores que selecionou os finalistas foi formada por especialistas representando as categorias do Prêmio: Bibliotecas – Adriana Cybele Ferrari, vice-presidente da FEBAB – Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições; Patrícia Diaz, diretora de Desenvolvimento Educacional da Comunidade Educativa CEDAC; Sandra Mendrano, coordenadora pedagógica da Comunidade Educativa CEDAC; Cadeia produtiva – Pamela Dietrich R. Unterberger, editora FTD; Vera Esaú, gerente de relacionamento da Câmara Brasileira do Livro (CBL); Mídias – Leonardo Neto, editor do Publishnews; Manuel da Costa Pinto, jornalista da Folha de S.Paulo; OSCs – José Alves, do Núcleo Tecnologia na Educação do CENPEC e Iracema Nascimento, consultora da Rede LEQT.
O próximo passo será escolher os projetos ganhadores que serão apresentados no dia 10 de dezembro, em cerimônia no espaço Unibes Cultural, em São Paulo.
Commenti