Comunicação visual é destaque na FuturePrint
- Vitor Augusto Xavier
- 12 de jul. de 2019
- 4 min de leitura
A expectativa de aquecimento do setor de comunicação visual para o segundo semestre tem elevado o otimismo dos empresários do setor. Dentre os mercados que podem apresentar recuperação está o de chapas acrílicas, que no ano passado registrou um consumo de nove mil toneladas, sendo que 60%, ou 5.400 toneladas foram usadas em comunicação visual no Brasil.
Focado em oferecer uma oportunidade de reunir representantes do setor, visando esclarecer dúvidas sobre o uso correto do acrílico e valorizá-lo no setor o Instituto Nacional para o Desenvolvimento do Acrílico (INDAC) promoveu na manhã desta quinta-feira, 11/07, o Fórum Acrílico 2019, durante a 29ª Future Print, a mais completa feira de tecnologias de impressão para os mercados de serigrafia, sign e têxtil.
A programação destacou temas como a evolução do acrílico no mercado de comunicação visual no Brasil; novidades em chapas acrílicas: superfícies sólidas, orgânicas, fantasia e anti-refletivas duplas; a precisão do corte e gravação de máquinas laser em chapas acrílicas; a gestão na transformação de chapas acrílicas e a agilidade e resistência da colagem ultravioleta de acrílico com outros materiais.
Para a representante da Sabic, de Campinas (SP), Fernanda Coutinho, que acompanhou as palestras “o Fórum foi muito abrangente no sentido de trazer a aplicação para quem produz, informação de mercado e como o acrílico pode ser versátil para um negócio”.
“Esse fórum foi interessante, pois os palestrantes trouxeram experiências próprias que nos incentivam a pensar com uma filosofia diferente para empreender. Temos a possibilidade de entender quais materiais usar e onde buscá-los para aplicar nos projetos”, ressalta Inamara de Paula, que atua no setor de Design de Interiores e que esteve presente no evento.
“O Fórum foi bem agregador. Recebemos muita informação que vai auxiliar na preparação da nossa empresa para as tendências do mercado que estão por vir”, destacou a representante da PlastiReal, Priscila Brandão.
Versatilidade da comunicação visual aplicada à decoração é destaque no DecorPrint
O uso da comunicação visual como recurso para decoração de ambientes é uma tendência que tem ganhado espaço no mercado, pela possibilidade de oferecer ao usuário a mudança de um ambiente de forma rápida, limpa e com excelente custo-benefício para o cliente, além da criação de peças inéditas e exclusivas.
A diversidade destas técnicas pode ser conferida no DecorPrint, atração promovida durante a feira. A terceira edição do espaço, executado com a curadoria do Estúdio Brunato, traz três ambientes integrados, uma cafeteria, uma galeria de arte e uma loja de presentes, em que os participantes podem conhecer as técnicas aplicadas, demonstrando diversas possibilidades oferecidas para as áreas de Decoração e Design de Interiores.
O espaço pode ser visitado gratuitamente até o próximo sábado, 13 de julho, e os interessados podem conhecer um pouco mais sobre os processos nos estandes das empresas parceiras, Imprimax, Endutex, HP Látex. O DecorPrint conta ainda com a colaboração das empresas Spot, que forneceu brindes, da Gênesis Tintas, responsável pelo processo serigráfico nas camisetas presentes na loja e a The Led com o conteúdo nos vídeowalls, na galeria de arte.
Expositores apresentam tecnologias para comunicação visual na FuturePrint 2019
As tecnologias são ferramentas essenciais para o crescimento do setor de comunicação visual, que busca constantemente investir em máquinas e soluções que ofereçam qualidade ao consumidor final.
Os visitantes da FuturePrint poderão conhecer essas novidades e técnicas nos estandes das empresas participantes, até o próximo sábado, 13 de julho.
Dentre as ferramentas que podem ser adotadas pelas empresas para garantir produtividade e excelente custo-benefício aos clientes, o uso de softwares de sistemas de gestão se revela como uma estratégia para a melhoria do gerenciamento de todos os processos de produção para empresas que prestam serviços de comunicação visual.
“Um dos problemas que temos atualmente na comunicação visual é o alto nível de personalização, ou seja, cada serviço vem com características únicas. Num cenário em que a empresa produz um bom volume de trabalho, ela não consegue criar uma linha de produção. A cada novo pedido há um processo diferente a ser realizado, logo, tem-se um índice gigantesco de ineficiência”, analisa Rafael Ahmann, CEO da Hold Print Sistemas, que lança no evento o novo software Holdprint Web.
O sistema, capaz de reduzir o tempo de produtividade em até 30%, segundo a empresa, utiliza tecnologia de ponta e o que há de mais moderno em inteligência artificial para auxiliar na tomada de decisão. O novo produto está focado em encontrar menores custos produtivos e proporcionar aumento da competitividade de cotações e concorrências de preço.
Empresa do setor de comunicação visual a multinacional japonesa Mimaki, especializada em máquinas de impressão digital e recorte, destaca na feira a UCJV300-160, uma impressora UV rolo a rolo, com 1,60 de largura de impressão, que pode trabalhar com até sete cores. O equipamento tem como diferenciais a flexibilidade de substratos para impressão e a possibilidade de imprimir a cor branca.
“O equipamento abre uma diversidade de mídias interessantes para impressão, que vai desde vinis e lonas brancas convencionais ou coloridas, tecido, papel ou policarbonato. Com essa máquina podemos, por exemplo, em um vinil transparente fazer reservas de branco para ter uma vitrine’, salienta o gerente de Marketing da empresa, Danilo Ribeiro.
Comments